//

Secretaria de Saúde de Manoel Viana cria grupos de auxílio no tratamento contra o tabagismo

 Parar de fumar nunca é uma tarefa fácil, podendo ser uma experiência solitária e dolorosa, principalmente quando quem deseja romper com o hábito não encontra apoio de amigos ou familiares. Todavia, a boa notícia é que existem grupos de apoio para incentivar quem quer abandonar o vício.
  A Prefeitura Municipal de Manoel Viana, através da Secretaria de Saúde criou um Grupo de Tabagismo para ajudar pessoas que querem parar de fumar. A primeira reunião aconteceu no início do mês de abril, sendo que já se programam novos grupos, ainda para este mês de maio.
 Conforme a Coordenadora de Enfermagem do município – Caroline A. Sudati, nos encontros são abordados diferentes conteúdos, como a história do tabaco, os primeiros dias sem cigarro, malefícios que o fumo traz para a saúde, substâncias químicas presentes no cigarro, técnicas de relaxamento e outras atividades.
 Todo o trabalho é feito com uma equipe multidisciplinar, que conta com um psicólogo, fonoaudióloga, assistente social, médico clínico geral e uma enfermeira. As reuniões acontecem as quartas-feiras, a partir das 18h, no ESF 01. A coordenadora Caroline, ainda informa que as inscrições para os próximos grupos podem ser feitas no ESF ou com os Agentes Comunitários de Saúde, durante as visitas domiciliares.

 Dia Mundial Sem Tabaco
 Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e comemorado anualmente em 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco serve como um alerta para todas as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.
 Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Dados do Ministério da Saúde mostram que o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil.
 A nicotina é uma das substâncias que mais vicia e é a que vicia mais rápido. Ela demora de 7 a 15 segundos para chegar ao cérebro, mais rápido do que a heroína e a cocaína.
Fonte:Prefeitura Municipal de Manoel Viana.

Share on Google Plus

About Portal Cidade do Sol

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário